1. Você quer ajudar. Você gosta de ajudar mesmo que isso prejudique o seu tempo.
2. Medo de ser rude. Você tem medo de ser rude especialmente com pessoas mais velhas.
3. Quer ser agradável. Você não quer se indispor.
4. Medo de conflito. Você tem medo que a pessoa fique com raiva se você a rejeitar e teme que isso possa te levar a um conflito futuro com ela.
6. Medo de queimar pontes. Algumas pessoas levam "não" como um sinal de rejeição.
5. Medo de oportunidades perdidas. Preocupação de dizer "não" e fechar as portas.
Dizer "não" não significa que você está sendo rude; também não significa que você está sendo desagradável. Dizer "não" não significa que haverá conflito, nem que você vai perder oportunidades no futuro. E dizer "não" não significa que você está queimando pontes. Todas são falsas crenças da nossa mente. No final do dia, o fato de você ter ou não dito "não" é o que afetará todo o seu desempenho. Dizer "não" é respeitar e valorizar o seu tempo e espaço.
Ao invés de dizer não de uma forma ríspida, é melhor aprender a maneira certa de dizer não". Quando começamos a dizer "não" para os outros, percebemos que realmente não é tão difícil ou ruim, pois as pessoas acabam sendo compreensivas e não colocando resistência quando dizemos "não" da forma correta.
Realmente, os temores de dizer "não" estão apenas na nossa mente. Se você não sabe como fazer, aqui estão 7 maneiras simples para você dizer "não". Use o método que melhor atender às suas necessidades conforme a situação.
1. "Eu não posso me comprometer, tenho outras prioridades no momento".
Se você está ocupado demais para se envolver no pedido, esta maneira pode ser utilizada, permitindo que a pessoa saiba que "seu prato está cheio" no momento. Se quiser, você pode compartilhar no que você está trabalhando para que a pessoa entenda melhor.
2. "Agora não é um bom momento, pois estou no meio de "alguma coisa".
Podemos nos falar mais tarde?" É comum receber pedidos repentinos de ajuda quando você está no meio de alguma coisa. Esta é uma ótima maneira de (temporariamente) adiar o pedido. Primeiro, você deixa a pessoa saber que não é um bom momento, já que está fazendo alguma coisa. Em segundo lugar, você faz a pessoa perceber o seu desejo de ajudar sugerindo um outro momento. Desta forma, a pessoa não fica chateada.
3. "Eu adoraria fazer isso, mas..."
É uma forma suave de dizer "não". É encorajador, uma vez que permite que a pessoa saiba que você gosta da ideia, mas que no momento não poderá fazê-la.
4. "Deixe-me pensar sobre isso primeiro e eu volto a falar com você."
Este é mais como um "talvez" do que uma linha reta para o "não". Se você está interessado, mas você não quer dizer "sim" ainda, pode usar isso. Se a pessoa foi sincera com o pedido, não achará ruim em esperar um pouco. É importante que ao pedir um tempo para dar a resposta definitiva, você defina um tempo curto para respondê-la, especificando uma data e hora para a pessoa esperar por sua resposta. Se você não está interessado e a resposta for "não", você pode usar os métodos # 5, # 6 e # 7, que são definitivos.
5. "Isso não atende às minhas necessidades, mas vou pensar mais sobre o assunto".
Se alguém está te oferecendo um negócio ou uma oportunidade que não é o que você está procurando no momento, é importante que ela saiba que naquele momento você disse "não" porque não atende às suas necessidades. Caso contrário, a discussão pode se arrastar por mais tempo do que deveria. Usando esta maneira fará com que a pessoa entenda que o errado não é ela, mas o que você está procurando. Ao mesmo tempo, dizendo que vai pensar mais sobre o assunto sinaliza que você está aberto para oportunidades futuras e quem sabe até aceite o pedido.
6. "Não sou a melhor pessoa para ajudar com isso. Por que você não tenta X?"
Se você está sendo solicitado para ajudar em algo que você não pode contribuir muito ou não têm recursos para ajudar, deixe claro que você é a pessoa errada. Se possível, indique alguém ou algo que possa ajudar - se for alguém que você conhece, alguém que possa conhecer alguém, ou mesmo um lugar, ou seja, alguma alternativa para a pessoa não ficar em um beco sem saída.
7. "Não, eu não posso."
A maneira mais simples e direta de dizer não.
Construímos muitas barreiras em nossa mente para dizer não. E essas barreiras são criadas em nossas mentes e não são verdade de fato. Não pense muito sobre como dizer "não". Diga sem rodeios. Você vai ter mais tempo para si mesmo, para o seu trabalho e para as coisas que são mais importantes para você.
Fonte: Triunfam aqueles que sabem quando lutar e quando esperar Sun Tzu Por: Marcos Rezende e Joara Sabóia
Comments