Objetivos: Perceber que momentos bons e ruins fazem igualmente parte da nossa caminhada, e que servem para nos moldar a sermos bons servos de Cristo em qualquer lugar e circunstância.
Materiais: Papel de seda de várias cores.
Cortar os papéis de seda no tamanho da metade de uma folha A4. Distribuir para os participantes a parte cortada, cada participante recebe de uma cor.
Reflexão: Vejam que o papel de seda tem um lado liso e outro áspero, nesta dinâmica tal papel irá representar a nossa vida. Em nossa vida, há momentos felizes, momentos de tranquilidade, satisfação, realização; conseguimos realizar com facilidade e alegria a obra de Deus; sorrimos, animados e motivados a superar os nossos limites, a seguir em frente, focados em nossos ideais. Podemos comparar esse período de nossas vidas com a parte lisa do papel.
Agora vire o papel e passe o seu dedo de leve nele. Perceba que essa parte não é lisa, deste lado ele é áspero. Comparando com a nossa vida, há momentos de dor e sofrimento. Choramos. Às vezes parece que não vamos suportar as provações que nos sobrevém. É uma doença, uma decepção, uma situação financeira difícil, o relacionamento que está ameaçado ou quase acabando, é a fé que está esfriando, as ações evangelísticas que já não conseguimos praticar; enfim, esta parte áspera representa os momentos de tribulações que enfrentamos. Mas o que devemos fazer nessas horas? Onde podemos buscar socorro, força e poder para vencer? Há um hino que diz: “junto à cruz há lugar pra ti… salvou a milhões e ainda há lugar… junto à cruz, há lugar pra ti.” Corte o papel com as mãos em sete tiras, e aqueles que estiverem perto uns dos outros, troquem as tiras por outras cores para que cada um tenha pelo menos sete tiras de três cores diferentes. Agora, forme com duas tiras uma cruz, por cima da primeira cruz forme outra, e mais outra cruz até as tiras acabarem. Esta cruz pode representar a nossa vida, a nossa caminhada cristã. Ela é feita dos mais diversos momentos e experiências. Ela representa também a cruz de Cristo, onde, independente do momento que passamos, encontramos nosso abrigo e nossa paz. Coloque agora o seu dedo indicador no centro de todas elas, exercendo uma pequena pressão, e com a outra mão vamos girar o papel, formando uma flor. Esse é o objetivo de nossa permanência nesta Terra: Desabrocharmos como flores do Senhor. Nossa vida pode florescer onde estivermos, apesar das dificuldades, se estivermos com o nosso Salvador. Ele nos diz: “Não to mandei eu? sê forte e corajoso; não temas, nem te espantes, porque o Senhor, teu Deus, é contigo por onde quer que andares.” Josué 1:9. Floresça onde estás! Exale o perfume de Cristo em qualquer circunstância, frutifique alcançando almas para o Reino, flores para o Jardim de Deus!