Objetivo: oportunizar reflexão sobre o tempo destinado para as atividades do cotidiano, trabalho, estudo, descanso, lazer, devocional, Igreja.
Materiais:
01 caixa de sapato com tampa revestida com papel liso(sem estampas).
01 tesoura
01 tubo de cola
Figuras variadas que representem: trabalho, estudo, ocupações diversas, descanso, lazer, devocional, culto.
Procedimento:
– Apresentem para as pessoas a caixa de sapatos com tampa e fale que ela representará o lugar e o tempo das nossas preocupações.
– Abram a caixa e mostrem que está vazia. Por quê?
Há uma fase longa de nossa vida que parece que o tempo não passa, principalmente na infância. Mas, à medida que entramos na fase adulta, assumimos ocupações, compromissos e obrigações e parece que o tempo não dá para tantas tarefas. E a caixa das preocupações vai ficando cada vez mais cheia.
– Então, convide uma pessoa, que voluntariamente, participe da atividade.
Tarefa: Preencher a caixa das preocupações.
-Oriente as pessoas para colocar dentro da caixa as figuras que podem representar as tarefas que realiza durante a semana.
– Depois disto, separem junto com elas as tarefas que tomam mais tempo daquelas destinadas ao descanso, lazer, devocional, cultos.
– Deixem dentro da caixa, onde há mais espaço, aquelas que demandam mais tempo.
– Fechem a caixa e fale: Agora vamos colar na tampa (na parte de fora) as figuras que representam as atividades que demandam menos tempo.
– Perguntem: Por que estas atividades foram colocadas e coladas em cima da tampa?
Algumas explicações:
. Porque não devemos esquecer, devem estar visíveis e “fixadas na nossa mente”.
. Porque é um espaço menor, representando menos tempo, mas muito necessário.
. Porque deve ser entendido como algo que não deve faltar, pois pode acarretar danos espirituais e físicos.
– Caso a pessoa não tenha escolhido figuras que representem tempo para o descanso ou lazer, orientem-no para repensar e tomar iniciativa de promover momentos para os fins citados, tendo em vista que isto promove seu bem estar físico, social e mental, proporcionando-lhe saúde. Pois, conforme a OMS(Organização Mundial de Saúde), saúde é “o estado de completo bem-estar físico, mental e social e não simplesmente a ausência de doença ou enfermidade”.
– Para finalizar, leiam: Ec 3.01, I Co 3.16 e 17.
– Ao final, entreguem a caixa para uma mulher e solicite que as demais mulheres realizem esta dinâmica em suas casas e reflitam sobre o tempo e suas ocupações/preocupações.
Comments