top of page

Dinâmica : Cores da Salvação

Objetivos: Conscientização sobre a realidade e o tamanho da tarefa missionária a cumprir.

Materiais: Papéis nas cores marrom, preto, verde, azul e branco, canetas ou marcadores de texto.

Prepare e distribua para algumas pessoas, no início do culto ou reunião (caso não possua tal número de participantes, tente reduzir proporcionalmente o número de cada cor):

32 papeis nas cores marrom ou preto (50% dos participantes) – pessoas que não conhecem a Jesus e não tem quem lhes fale sobre Ele. 15 papéis verdes – pessoas que não conhecem Jesus mas têm condições de ouvir. 15 papéis azuis – cristãos nominais (só no nome). 2 papéis brancos onde deverá estar escrito CV – Cristão de Verdade. Imaginem que nós aqui somos o mundo inteiro.

Quem tiver papel marrom fique em pé representando as pessoas do mundo inteiro que nunca ouviram falar de Jesus, de sua salvação e do céu preparado para os salvos.

Há um grande problema, pois não existe nenhum cristão que more perto de vocês para lhes falar de Jesus. Não há Bíblias escritas em suas línguas. Vocês são muitos e poderão morrer sem Deus, se ninguém for até onde vocês estão para falar de Jesus (podem se sentar). Quem tem o papel verde fique em pé. Vocês são a parte daqueles que também não são salvos, mas já ouviram falar do amor de Deus e da salvação em Jesus através da televisão, rádio… Vocês podem ir à igreja pois provavelmente existem igrejas perto de vocês. São como nossos familiares, colegas, amigos de escola, trabalho, vizinhos que ainda não aceitaram Jesus. Mas elas podem fazer isso se quiserem (podem se sentar). Agora os que têm o papel azul se levantem. Vocês representam os que fazem de conta que conhecem a Jesus e a palavra de Deus; até vão à igreja porque estão acostumados, leem a Bíblia só por ler (quando leem), não deixam de fazer as coisas erradas que sabem que desagradam a Deus (podem se sentar). Só falta um tipo de pessoa. Quem tem o papel branco escrito “CV” fique de pé. Vocês representam os crentes de verdade. São pessoas que conhecem e amam a Jesus. Falam de Jesus e querem que outros também venham a conhecê-lo. Se sentem responsáveis pelas almas perdidas, mas… Vocês são muito poucos (podem se sentar).

Muitos não sabem quem é Jesus e não ficarão sabendo se alguém não sair do seu lugar e for até lá para falar para eles. São também muitas as pessoas que não conhecem a Jesus, mas têm condições de conhecê-lo. E infelizmente são tão poucas as pessoas que falam de Jesus. O próprio Jesus um dia nos disse: “A seara, na verdade, é grande, mas os trabalhadores são poucos. Rogai, pois, ao Senhor da seara que mande trabalhadores para a sua seara.” (Mt 9:37-38).

E Deus mesmo fez uma pergunta, e ouviu a única resposta possível para um salvo: “Depois disto, ouvi a voz do Senhor, que dizia: A quem enviarei, e quem há de ir por nós? Disse eu: eis-me aqui, envia-me a mim.” (Is 6:8) Se você não pode ir, ainda pode fazer 4 coisas:

1 – Falar de Jesus para amigos e família. 2 – Procurar conhecer mais sobre missões e os países que necessitam de missionários. 3 – Orar pelos Missionários. 4 – Participar do sustento financeiro dos que estão nos campos.

Kommentare


bottom of page