Objetivo: Desenvolver a interação e descontração entre participantes através de um ambiente criativo.
Materiais: Música animada, folhas de papel (A4 ou metade) e canetas (canetinhas coloridas, giz ou lápis, etc).
Como se faz:
Distribua uma folha de papel para cada participante e peça para que escreva o seu nome num cantinho do papel.
A seguir, peça que os participantes andem aleatoriamente pela sala e parem quando a música parar (ou quando o líder disser).
Ao sinal de parar, deverão trocar os papéis com as pessoas que estiverem mais perto. Isso deve acontecer 5 vezes.
Peça que desenhem: primeiro, os olhos, depois, a boca, o nariz, orelhas, contorno do rosto e cabelos da pessoa que tem o nome na folha.
A cada vez que param devem trocar e desenhar apenas uma das partes do rosto. Se as pessoas não se conhecerem, deverão perguntar, antes de desenhar, por quem tem o nome escrito na folha. O desenho não deve ser mostrado ao "dono" até que esteja completo.
Variação 1: A pessoa que inicia o desenho, ou quem faz os olhos deverá fazer um auto-retrato, no verso da folha. Enquanto a música toca, as pessoas vão trocando as folhas entre si, de modo que já não seja possível saber quem desenhou a si mesmo. O dono da folha terá no fim, duas imagens: o seu desenho feito por 5 pessoas diferentes mas terá que descobrir quem foi que desenhou os olhos e fez o auto-retrato.
Variação 2: Para grupos de crianças, poderá usar a música "Cabeça, ombros, joelho e pé", nos momentos em que andam pela sala. Poderão desenhar partes do corpo todo durante o jogo em vez de ser o rosto somente.
Moral e aplicação bíblica: 1º Samuel 16:7 ("O homem vê a aparência, mas o Senhor vê o coração...")
Comments