Objetivo: Trabalhar com os medos em relação ao trabalho de evangelização ou à obra missionária.
Materiais: Folha A4, lápis de cor, canetas.
Todos os participantes, de olhos fechados, devem tentar trazer à mente pensamentos que lhes causam medo em relação a fazer a obra de evangelização local, ou de missões (medo de passar vergonha; fome; solidão; incapacidade; prisão; morte etc.).
Após mentalizar, a pessoa deve desenhar esse medo numa folha, e dar um nome a esse medo. Após isso, a pessoa deve desenhar o mesmo medo em tamanho menor, como se estivesse tirando xérox em resolução menor, depois menor ainda, e assim sucessivamente, até que o desenho vá perdendo as formas por não ser possível visualizá-lo ou desenhá-lo, de tão pequeno.
Após isso, solicitar aos participantes que peguem lápis de cor nas cores vermelha, laranja, azul e verde e pintem uma folha A4 por inteiro, sem deixar nenhuma parte em branco. Em seguida escrever no meio do desenho: “A glória de Deus”. E, por último, a pessoa deve fixar a mente nessa tela pintada e descrever seu último sentimento após o término da dinâmica.
A ideia é mostrar a insignificância dos nossos medos quando comparados com a glória e a provisão de Deus, que é suficiente para nos suprir em qualquer lugar do Universo.
É interessante que ao final da dinâmica todos os participantes possam rasgar seus desenhos de medo no menor tamanho possível, colocar os pedaços dentro de uma caixa de papelão e depois queimar em ambiente ao ar livre.
Note que isso não é nenhum ritual “mágico” ou supersticioso, apenas uma forma simbólica de eliminação dos medos da pessoa em relação a dedicar-se ao trabalho do Senhor.
Comments