Uma ideia para comemorar o Dia dos Pais com as crianças de sua igreja, escola ou grupo de jovens. Pode ser organizado numa apresentação simples e rápida ou um pouco mais complexa com ensaios e tudo mais.
O programa é bem fácil de colocar em prática. Você só precisa se planejar com antecedência.
Objetivo: Homenagear os pais, mas ao mesmo tempo evangelizar e ensinar os Pais a seguirem mais de perto as pegadas de Jesus e as Crianças a obedecerem melhor a seus Pais.
Decoração do local:
– Enfeite a frente do palco com pegadas de um pai (maiores) como andando num caminho e com pegadas de um filho (menores) seguindo. Se preferir desenhe as pegadas menores dentro das maiores.
– Escreva também o título e o versículo com letras grandes: “Sede meus imitadores como eu sou de Cristo” 1 Coríntios 11,1.
– Você pode fazer as pegadas e as letras com EVA e colar com fita de parede ou colar no TNT para fixar na parede.
– Escolha algumas crianças que saibam falar alto e tenham boa dicção para dar os depoimentos na hora certa da peça.
Apresentação:
Narrador 1 (com muito entusiasmo) – Chegou o Dia dos Pais! E por que comemoramos este dia? Porque os pais são muito importantes em nossa vida.
Narrador 2 – Segundo a Bíblia, Deus estabeleceu a família e “inventou” este sistema de pais para a nossa vida! Os pais cuidam de nós, providenciam o sustento enquanto somos crianças, dão o exemplo para seguirmos um caminho que agrade a Deus, e transmitem princípios dados por Deus para sermos felizes e completos.
Narrador 1 – As pegadas do meu pai. Mas o que quer dizer isto? Você sabe que uma pegada é um vestígio, um rastro, um sinal deixado pela pisada ou passagem de um homem ou um animal por algum lugar. Veja o exemplo na decoração (mostre). Costuma-se dizer que seguir as pegadas de alguém é fazer o que essa pessoa faz; imitar essa pessoa.
Narrador 1 – A Palavra de Deus, diz que o pai deve:
• Ensinar seus filhos
“Instrua a criança segundo os objetivos que você tem para ela, e mesmo quando envelhecer não se desviará deles”. Provérbios 22,6
• Disciplinar seus filhos
“Quem se nega a castigar seu filho não o ama; quem o ama não hesita em discipliná-lo”. Provérbios 13,24
• Ser justo e ter uma vida correta
“O homem justo leva uma vida íntegra; como são felizes os seus filhos”. Provérbios 20,7
• Aconselhar seus filhos
“Meu filho, se o seu coração for sábio, o meu coração se alegrará”. Provérbios 23,15
Narrador 2 – Como vimos, não é fácil ser um pai de acordo com a Palavra de Deus! Saiba que, quanto mais perto o seu pai estiver de Deus e quanto mais ele depender de Deus, mais ele será um pai segundo a vontade de Deus para você.
Narrador 1 – Deus também quer que você seja um filho como ele planejou, pois também foi Deus quem “inventou” esta história de filho.
Narrador 2 – Segundo a Palavra de Deus, o filho deve:
• Prestar atenção ao ensino do pai
“Ouçam, meus filhos, a instrução de um pai”. Provérbios 4,1
• Obedecer ao pai
“Meu filho, obedeça aos mandamentos de seu pai”. Provérbios 6,20
• Dar alegrias ao pai
“O filho sábio dá alegria ao pai”. Provérbios 10,1
• Aceitar a disciplina do pai
“O insensato faz pouco caso da disciplina de seu pai, mas quem acolhe a repreensão revela prudência”. Provérbios 15,5
Narrador 1 – Também não é fácil ser filho de acordo com a Palavra de Deus! Você só conseguirá ser um bom filho se andar bem perto de Deus. Na verdade, e com certeza, este seria o melhor presente para o Dia dos Pais! Talvez Deus queira usar a sua vida para que seu pai chegue bem pertinho de Deus e seja um pai segundo a Bíblia.
Narrador 2 – Vamos ouvir agora o depoimento de alguns filhos.
Alguns depoimentos:
– quantos depoimentos você achar necessário;
– ensaie antes para que a criança não se perca na hora de falar;
– faça a seguinte pergunta para obter a resposta: qual o exemplo que seu pai dá que você gostaria de seguir quando crescer? A criança pode se lembrar de alguns. Cite três qualidades que você admira no seu pai).
– Escreva o depoimento para que a criança treine falar sem se perder.
– Na hora certa o narrador pode chamar a criança pelo nome, então ela vai à frente e fala no microfone.
Narrador 2 – Na Bíblia, em 1 Coríntios 11,1, está escrito: “Tornem-se meus imitadores como eu sou de Cristo”. Foi o apóstolo Paulo quem escreveu estas palavras. Paulo procurou obedecer a Deus, fazer sua vontade, imitar a Jesus, andar em suas pegadas, e por isso, pôde dizer para que nós o imitássemos, andássemos sobre as pegadas dele.
Se seu pai está seguindo a Jesus, você pode imitá-lo, pois andando sobre suas pegadas, você estará seguindo a Jesus. Seguir o exemplo de um pai que crê e obedece a Deus, guiará você a Jesus e a uma vida completa.
Mais alguns depoimentos: outras crianças
Narrador 1 (ler pausadamente) – Pegadas. Pegadas por toda parte. Todos os dias. Em todos os momentos. Às vezes, sem sequer serem percebidas que foram deixadas… Mas, marcadas, indelevelmente impressas. São as suas, pai. Seu pensar, seu falar, seu agir – tudo, em todo tempo.
Últimos depoimentos: outras crianças:
Narrador 2 – Pai, suas pegadas conduzem. Seu pensar, seu falar e o seu agir influenciam seu filho. Para onde suas pegadas estão levando seus filhos?
Narrador 1 – Você precisa de Jesus. Vá a ele. Em toda parte. Todos os dias. Em todos os momentos. Só Jesus pode dirigir sua vida. Como já diz o Salmo 85,13, “A justiça irá adiante dele, cujas pegadas ela transformava em caminhos”.
Narrador 2 – Somente a justiça de Deus pode abrir o caminho. Então, siga por esse caminho. E não se assuste ao ver quem está bem atrás de você! São eles, seus filhos.
Continuando o programa:
1 – Cante uma ou duas músicas em Homenagem aos Pais com todas as crianças. (ensaie antes os apresentadores do dia);
2 – Ore pelos pais – chame todos os Pais à frente para uma oração, peça as crianças e demais pessoas presentes para estender suas mãos e rezem;
3 – Entregue as lembrancinhas para os Pais enquanto eles ainda estão reunidos à frente.
SEGUINDO SEUS PASSOS
Você caminha na frente. Determinação e esperança Marcam teu compasso, Preparando um futuro, Um lugar mais seguro, um espaço.
E logo atrás de você, Imitando seus passos, Como sombra, sempre presente Confiante e contente, eu apareço! E se é assim em teu caminho, Em meu perfil já pode ver Que com teus sonhos, Com teus traços, me pareço!
Eu queria te dizer… Como é importante o seu abraço, A sua palavra, a sua risada, Sua mão pra guiar a minha, Passear, contar, me ensinar, Como é que se joga bola Como é que se fica tão forte? Pai você é exemplo, é meu Norte E é quase por todo o tempo Aquilo que eu quero ser.
Não perca os meus momentos, Deixa eu estar na sua garupa, Pescar, brincar, correr! Mais que o meu super-herói, Quero encontrar em você O meu maior companheiro, Meu abraço mais verdadeiro, Meu porto seguro, meu guia Meu mestre, meu melhor amigo!
Deixe eu dormir no seu colo Conte histórias sem fim, Deixe que eu cresça, Com a certeza do amor e do cuidado Com você sempre ao meu lado, Com este jeito encantado que você olha pra mim!Pai, vem aqui comigo.
Saiba que eu amo você um tantão assim!
Comments